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Os Pilares do Lean nas Empresas





O que sustenta a a metodologia de aumento de desempenho mais conhecida e eficaz do mundo? Nesse artigo iremos mostrar quais são os pilares do Lean (Lean Management, Lean Manufacturing, Lean Healthcare ou simplesmente Excelência Operacional).


Melhoria Contínua


O termo melhoria significa que algo em um processo mudou para melhor. Embora mais saída para a mesma entrada ou a mesma saída para menos entrada sejam formas comuns de medir a melhoria, muitas vezes a visão do que constitui entrada e saída (e, portanto, melhoria) é limitada e simplista.

A melhoria real representa uma tentativa de fazer algo melhor enquanto se tenta minimizar o custo e as consequências adversas. Por exemplo, se um processo de fabricação for alterado para aumentar a taxa de produção, a mudança representará uma melhoria geral apenas enquanto os aspectos da produção ou de outros processos não tiverem sido degradados. Se a mudança resultar em diminuição da qualidade do produto, aumento do custo de produção, piora nas condições de trabalho ou aumento de resíduos tóxicos, o aumento da produção pode não ser uma melhoria.


A melhoroa contínua também é chamada de Kaizen, que são pequenas melhorias, diárias, em um processos. Esse conceito de contínuo aplicado a rotina das empresas é poderoso e infinito, pois imagine a sua equipe aplicar um kaizen a cada dois dias ao longo de um ano, serão 120 kaizens ao final do ano. Independente da direção que sejam aplicados os ganhos se somarão e será criada uma vantagem competitiva em processos de compras, produção, logística, recursos humanos, SMS, finanças, marketing, atendimento ao cliente, e os demais departamentos da empresa.


Com o treinamento adequado Lean e a sua continuidade lucrativa, com menor esforço, maior previsibilidade, o mesmo passa a fazer parte da cultura da empresa.


O Valor Agregado


O conceito de valor agregado está associado sob dois pontos de vista: (1) do ponto de vista do cliente é quanto o mesmo está disposto a pagar por um bem ou serviço; (2) sob o ponto de vista do processo são todas as ações que impactam diretamente no cliente final, e isso quer dizer eliminar as demais atividades que não impactam.


Fujio Cho, Presidente da Toyota Motor Corporation, relatou que “qualquer coisa além do mínimo de equipamentos, materiais, peças, espaço e tempo do trabalhador que seja absolutamente essencial para agregar valor ao produto.” A figura abaixo mostra os ganhos da aplicação do Lean em indústrias, através de métricas de estoques, tempo de setup, retrabalho, qualidade e lead time:


Figura 1 – Ganhos obtidos através do Lean em processos industriais







Os Pilares do Lean


O Lean possui três pilares que são: (1) foco no cliente; (2) melhoria contínua e; (3) eliminação de perdas. Esse framework foi desenvolvido inicialmente por Nicholas (2000), e representa como realmente se pode sustentar um programa de melhoria contínua ou de excelência operacional nas empresas. A aplicação desses princípios tem sido bem sucedida por décadas e se seguirmos essa lógica, realmente teremos os resultados que desejamos no chão-de-fábrica e na empresa como um todo.


· Foco no Cliente: o atendimento das necessidades do cliente é o principal objetivo da implantação do Lean como metodologia de aumento de desempenho nas organizações;


· Melhoria contínua: A melhoria continua é o esforço permanente de melhorar os processos em uma organização por meio de todos;


· Eliminação de Perdas: Perdas são todas as atividades que não geram valor ao processo e devem ser eliminadas. E são classificadas como perdas por estoque, superprodução, transporte, movimentação, espera, má qualidade, processamento e potencial humano;


O framework faz todo o sentido pois, o foco inicial é o cliente, todas a sações devem ser direcionadas para melhor entendê-lo, melhor atendê-lo e supreendê-lo. Isso pode ser simplesmente feito por meio da melhorai contínua dos processos. E como realizar a melhoria contínua, já que é um termo muito amplo? Através da eliminação de perdas oud esperdícios, com auxílio de uma classificação inteligente de perdas que abrange a grade maioria das situações de uma organização. A figura abaixo mostra o framework dos pilares do Lean e como se realcionam:


Figura 2 – Pilares do Lean nas empresas





Fonte: RCG (2022)


Outro fator importante no framework apresentado são as competências tecnicas (ferramentas Lean, medição de processos, observação e mind set Lean, etc), comportamentais (humildade, aprendizado, liderança, resolução de conflitos, negociação, etc) e de negócios (estratégia, conhecimento de regulação do setor, processos de negócios e governança) que devem ser desenvolvidas pelos profissionais das empresas para aplicar, manter e evoluir o Lean em seus ambientes de negócios.


Os ganhos a serem obtidos com a implantação do Lean nas empresas são enormes e já se extenderam a todos os segmentos da economia através da aplicação de sesus princípios, pilares, ferramentas e abordagens.






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