PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas para chegar aonde quer.”  Confúcio † (Filósofo Chinês)

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o conjunto de iniciativas definidas para alcançar as metas idealizadas pela empresa e a respectiva necessidade de mobilização de recursos.

 

O sucesso do planejamento estratégico consiste no tempo e recursos dispendidos para alcançar os objetivos da empresa a fim de assegurar que a mesma terá vantagem competitiva no mercado.

A elaboração do planejamento estratégico requer como insumo o resultado da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) assim como as cinco forças definidas por Michael Porter.

Diante do resultado das informações de input, é desenvolvido o Balanced Scorecards (BSC) e o Mapa estratégico da empresa com o intuito de monitorar a realização das metas. 

 

No entanto, o maior desafio do planejamento estratégico é no estabelecimento dos planos de ação, que nem sempre conseguem ser sistematizados e que podem não ser eficazes no alcance dos objetivos.

Painel de controle

Acesso à informação em tempo real hoje tem se tornado prioridade para a grande maioria das empresas, a fim de conseguirem reagir a movimentos do mercado antes dos concorrentes. No entanto, para que isso seja possível, é preciso ter indicadores de desempenho (KPI) implementados e alimentado em sistema de gestão.

 

O grande desafio para uma organização, é transformar os dados obtidos da operação em indicadores gerenciais que possam efetivamente auxiliar na tomada de decisão, pois nem sempre essa é uma tarefa fácil. 

A Rio Consulting implementa os paineis de controle utilizando software na núvem de tradicionais fornecedores do mercado e que possuam baixo custo de manutenção. Permitindo o compartilhamento de dados, gráficos e indicadores através de uma visão de 360 graus para os usuários em um só lugar, atualizadas em tempo real.

 

O grande desafio para a criação de um dashboard preciso e eficiente é forma de realizar a combinação dos dados obtidos em banco de dados distintos e integrados de acordo com os processos da empresa.

O dashboard desenvolvido geramente possui uma grande variedade de modelos visuais predefinidos que permitem a análise dos dados em drilldown de variáveis com apenas um clique tendo como diferencial a capacidade de unificar todos os dados de sua organização, estando na nuvem ou localmente disponibilizando as visualizações em portais, relatórios ou aplicativos.

 

Soluções de Estratégia

 

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

Peter Druker

Implantação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Implantação de de controle internos para gestão de riscos (SOX)

Gestão de portfólio e gerenciamento de projetos (IPMA)