top of page
Buscar

Como desenvolver resiliência em projetos



O que é Resiliência?


A resiliência significa a capacidade de retornar ao estado anterior. Esse conceito foi aplicado primeiramente a engenharia e a física, para se referir à capacidade elástica de um corpo físico voltar ao seu estado normal após ser submetido a algum tipo de pressão.

Ao ser adaptado para a psicologia, esse conceito foi definido como um conjunto de traços de personalidade, capacidades ou habilidades que tornam as pessoas resistentes a doenças psíquicas quando passam por experiências traumáticas (Souza & Cerveny, 2006) no trabalhe, e no caso desse artigo, em projetos.


Foco no que Dá Certo


A engenharia de resiliência a define como a capacidade de sucesso sob condições variáveis do ambiente. Em gestão de projetos, sua importância está em estudar as ações que dão certo e as ações que dão errado em projetos, programas ou portfólio.


A compreensão do funcionamento normal de um sistema sócio-técnico (projetos, programas e portfolio em nosso caso) é a base necessária e suficiente para entender como ele falha. E é mais fácil e eficaz aumentar a segurança melhorando o número de ações que dão certo do que reduzindo o número de ações que dão errado.


Como se Tornar Resiliente?


A obtenção da resiliência, segundo a engenharia da resiliência, aponta para o desenvolvimento das seguintes habilidades, que compreende as maneiras que podem ser estabelecidas e gerenciadas:


1. Capacidade de responder a eventos;

2. Monitorar desenvolvimentos em andamento;

3. Antecipar ameaças e oportunidades;

4. Aprender com o sucesso e com os fracassos no passado;


Desenvolver a habilidade de recuperar-se e ajustar-se facilmente à mudanças é fundamental para a sobrevivência e sucesso organizacional. A resiliência capacita o indivíduo a lidar com stress de forma a controlá-lo e transformá-lo em energia positiva, ao invés de evitar situações de extrema pressão e complexidade a qualquer custo.


De forma mais completa, são um grupo de habilidades mostradas no framework abaixo, onde cada uma é definida de forma clara e objetiva.





Recomendações para Desenvolver Resiliência em Projetos


Aqui vão recomendações de como Gerentes de Projetos, Programas e Portfólio (GPPP) aprenderam a desenvolver resiliência. Essas recomendações se basearam na observação e na experiência de profissionais, em clientes no Brasil de diversos segmentos da economia, de médio e grande portes, são elas:

  1. Concentre-se no que é fundamental para o sucesso: dar foco ao que realmente é importante a todas as partes interessadas é prioritário, e vai perceber que já é muita coisa, aqui o foco é no que dá certo e não no que pode dar errado, isso elimina estresse com falhas durante o ciclo de vida do projeto;

  2. Identifique o contexto de negócios: o ambiente de negócios em que a empresa está passando (concorrência acirrada, mudança de regulação do setor, fusão, mudança de CEO, etc) definirá as prioridades, recursos e prazos dos projetos, e consequentemente a pressão e qual o nível e resiliência necessário para todos alcançarem sucesso;

  3. Atenda as Partes Interessadas: o sucesso em projetos significa acomodação de interesses das partes interessadas, por isso é fundamental entendimento e muita comunicação diária com todos a fim de que sejam atendidos;

  4. Utilize boas práticas de gestão: aprenda boas práticas de gestão de projetos, de conduta, de etiqueta empresarial, pois tudo ajudará a se tornar mais completo. Isso evidentemente aumenta o tempo de dedicação e disciplina que precisa para obtê-las, porém vai aumentar a sua resiliência à medida que vai adquirindo mais conhecimento, experiências positivas e segurança durante os projetos;

  5. Elimine as fragilidades: se preocupe em não deixar falhas, atividades mau acabadas, reuniões mau conduzidas, relacionamentos conflituosos no projeto, relatórios incompletos, eliminar atrasos e fazer sempre o melhor, assim não terá fragilidades de conduta e de competências;

  6. Repense a sua “saúde mental”: mantenha saúde mental, faça atividades extra-profissionais como um esporte regular, mantenha e cultive relacionamentos, passe mais tempo com a família, cultive hobis, etc. Isso ajuda a manter a saúde mental para voltar revigorado ao trabalho e ao projeto.

  7. Adapte-se às melhores práticas do setor: participe de seminários, congressos, bons cursos de reciclagem e de metodologias e técnicas que precisa aprender para o setor que atua. Esse é um esforço necessário para aprender e se adaptar ao segmento e sobreviver.

  8. Entenda a cultura organizacional: entender a cultura da empresa par atuar em projetos é muito importante, pois isso tem impacto nas prioridades, a cultura é como as ciosas acontecem e pode gerar muito stress em projetos e estudar esse fator traz aprendizado para resiliência.


Fontes:


Souza, M. T. S., & Cerveny, C. M. O. (2006). Resiliência psicológica: revisão da literatura e análise da produção científica. Revista Interamericana de Psicologia, 40(1), 119-126.

HOLLNAGEL, E.; NEMETH, C. P.; DEKKER, S. Resilience Engineering Perspectives: remaining sensitive to the possibility of failure. Burlington: Ashgate, 2008. v. 1.

BARLACH, Lisete; LIMONGI-FRANCA, Ana Cristina; MALVEZZI, Sigmar. O conceito de resiliência aplicado ao trabalho nas organizações. Interam. j. psychol., Porto Alegre , v. 42, n. 1, p. 101-112, abr. 2008. Anton, A. Resiliência: O quê, por que e como. HBR, 2016.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page