top of page
Buscar
  • Aluisio Monteiro

Lean Six Sigma: Melhor, Mais Rápido, Mais Barato e Mais Ágil

Atualizado: 23 de ago. de 2022

O que diferencia a competitividade nas empresas é a maneira como cada uma projeta e lança seus produtos no Mercado? Observar os clientes e saber o que eles querem é um começo fundamental. Além disso, a chave da competitividade passa a ser a capacidade de produção. O diferencial entre empresas vencedoras e as demais é a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços com mais qualidade (melhor), preço (mais barato), tempo (mais rápido) e resposta à mudança (ágil).


Para esse fim, as empresas adotam diferentes filosofias, estratégias e métodos de produção. Essas diferenças fazem parte do que distingue as empresas enxutas (excelência Operacional) das tradicionais. Através da experiência de Mercado, da entrevista com executivos de empresas nacionais e multinacionais e pesquisa acadêmica, isso significa:

  • Produzir produtos melhores: os fabricantes tradicionais buscam a qualidade e Projeto de produto com auxílio de tecnologia (CAD/CAM/CAE) e métodos tradicionais de PCP. Por outro lado, as empresas enxutas dependem mais da tecnologia de grupo, celulares de produção, layout enxuto, equipamentos e máquinas menores e equipes de colaboradores focadas na melhoria dos processos, controle estatístico de processos, programas de redução de perdas/desperdícios e programas de qualidade de fornecedores.

  • Produzindo mais barato: os fabricantes tradicionais tendem a confiar em programas de aumento de empregos, automação e robótica para reduzir o conteúdo direto de mão-de-obra. Por outro lado, as empresas enxutas buscam alcançar baixo custo redesenhando e simplificando produtos e processos, padronizando produtos e reduzindo tempos de entrega e tempos de ciclo. Além da eliminação enorme de desperdícios em todos os seus processos.

  • Produzindo mais rápido: as empresas enxutas enfatizam a redução contínua dos prazos de entrega e resposta ao cliente, manutenção de equipamentos e flexibilização das atividades dos colaboradores.

  • Ser mais ágil: a capacidade de apresentar novos produtos e responder rapidamente às demandas dos clientes é uma área em que as empresas enxutas têm uma grande vantagem sobre as empresas tradicionais. As empresas enxutas consideram a agilidade parte integrante do processo de negócio.

Gerentes de produção no Brasil e no mundo buscam modelos de gestão para suas rotinas diárias, que sejam práticos e que geram resultados em termos de entrega dos pedidos dos clientes. O Lean Six Sigma é esse sistema de gestão, que torna as empresas enxutas, produzindo melhor, mais rápido, mais barato e mais ágil.


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page