top of page
Buscar
  • RioConsulting Group

A Limpeza e Organização de Grandes Fábricas

Atualizado: 23 de ago. de 2022

As fábricas são negócios que produzem em escala e processam uma grande quantiade de materiais, informações e utiliza muita mão de obra, com isso há muita movimentação e manuseio de materias utilizados de forma direta e indireta na produção.

Com isso os gestores de produção, além da responsabilidade de atender a demanda, têm a responsabilidade pelos ativos da empresa, e a limeza e organização da fábrica é uma d esuas atividades fundamentais.


Gestão de Ativos de Produção

A gestão de ativos da produção é uma forma de getsão onde cada equipamento é visto e tratado como parte da cadeia de recursos para gerar receitas. Isso muda toda a forma de ver a gestão da manutenção da fábrica, focando a gora na manutenção e aumento da disponibilidade e confiabilidade dos ativos para atender a demanda.

O 5S é uma das ferramentas Lean Manufacturing mais utilizadas para isso e que possui maior impacto coletivo.


O 5S em Fábricas


O Lean Manufacturing é uma metodologia de produção enxuta com foco no cliente, através da melhoria continua, realizado através da eliminação de perdas nos processos. E o 5S é uma ferramenta do Lean Manufacturing utilizada para limpeza e organização do ambiente de trabalho, traz como benefícios:

  • Busca promover uma MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO através da consciência e responsabilidade de todos;

  • Torna o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo.

  • Aumento da competitividade das empresas;

  • Reduz custos sem a necessidade de grandes investimentos em tecnologia;

  • Melhoria na qualidade de vida

Em grandes fábricas, com mão d eobra intensiva, capaital intensivo, muita mecanização dos processos e valor de estoques alto, o 5S é fundamental, barato e rápido para manter o nível de disponibilidade (diretamente) e confiabilidade (indiretamente) dos equipamentos. O mais importante é entender que:


A BASE DOS 5S É A BUSCA PELA ELIMINAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS DESPERDÍCIOS.

A imagem abaixo mostra a implantação do 5S em uma da slinhas de lubrificantes da Lubrax, como parte do Programa de Excelência Operacional da Empresa.




Na prática o 5S é um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade e efetividade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal.




A RioConsulting Group é uma empresa com know how em gestão da produção, Lean Six Sigma e Gestão de Processos que atua com foco nos resultados pretendidos de seus clientes no Brasil.



285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page