top of page
Buscar

4 Mitos sobre Liderança em Negócios





Ao longo dos anos, através de pesquisa, observação e atuação com liderança em processos de melhoria de processos, avaliação de empresas e reestruturação de negócios observamos gerentes, executivos e empresários profundamente equivocados sobre o que torna um líder inspirador. Aqui são descritos quatro dos mitos mais comuns sobre esse tema:


Mito 1 - Todos podem ser líderes.


Isso não é verdade. A grande maioria dos gerentes, executivos e empresários não têm o autoconhecimento, energia e a empatia necessária para a liderança, que são atributos que formam apenas parte da equação. È necessário, além de tudo, desejar ser líder, e muitos colaboradores talentosos não estão interessados em assumir essa responsabilidade para com o time ou para suas vidas, pois acreditam que seria muito desgastante ou até mesmo pouco recompensador. Principalmente no serviço público, aqui no Brasil, onde se tem a cultura de fazer apenas o necessário.


Mito 2 - As pessoas que estão no topo são líderes.


Uma das percepções erróneas mais persistentes é a de que as pessoas em cargos de liderança são lideres. Os profissionais que chegaram ao topo podem ter conseguido isso por conta de herança, habilidade política, relacionamento com outros líderes, ou até mesmo por tempo de serviço (como é o caso das instituições militares) e não necessariamente por características de liderança. Por definição, líderes são pessoas que têm seguidores, e os cargos ocupados não têm muito a ver com tal característica ou capacidade de influência.


Mito 3 - Líderes entregam bons resultados de negócios.


Uma das melhores estratégias para seleção de líders é ir atrás de pessoas nas empresas com os melhores resultados, nos processos que participam. Mesmo assim o critério da escolha de um líder baseado em resultados não é suficiente, pois no curto prazo, empresas bem lideradas não produzem necessariamente bons resultados. Para isso é necessário mais critérios de seleção, além dos resultados, como por exemplo histórico de conduta, aceitação dos demais colaboradores, proatividade e capacidade de resolução de problemas.


Mito 4 - Líderes são ótimos mentores e coaches.


A características de ser coach ou mesmo mentor de outros líderes não é comum entre essa categoria de profissionais. Assumir que um líder é um ótimo coach ou mentor pressupõe que uma única pessoa possa tanto inspirar confiança nas pessoas quanto transmitir habilidades técnicas necessárias para alcançar objetivos. É claro que é possível que grandes líderes também sejam ótimos orientadores e treinadores, mas vemos isso apenas ocasionalmente.


Entenda inicialmente a sua necessidade em se tornar um líder e em seguida a trilha de aprendizado que terá que seguir para se tornar um. Isso levará anos de estudo, observação, aprendizado e muitas tentativas e erros, todas envolvendo as pessoas ao seu redor. Além de orientação de profissionais experientes e de outros líderes.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page