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Como Identificar Oportunidades de Redução de Custos Sem Prejudicar seus Clientes




Reduzir custos dos processos é uma das grandes metas das empresas. O desafio é fazer isso de forma racional, sem prejudicar os clientes.


Um Caso Simples e Interessante


Uma empresa farmacêutica foi obrigada a fornecer amostras de produção de vacinas a ANVISA (agência reguladora) para obter a certificação de uma determinada linha de produtos. A empresa decidiu fornecer 250 amostras, coletadas de hora em hora ao longo de uma semana. Depois de fazer isso várias vezes, um funcionário teve a ideia de questionar a agência reguladora sobre o que a empresa deveria enviar. A ANVISA não tinha intenção de especificar um determinado tamanho de amostra ou esquema de amostragem. Ela queria apenas uma prova estatisticamente válida de que o produto era seguro.


Identifique a Cadeia de Valor


Um Master Black Belt então calculou o tamanho da amostra válida e descobriu que o fabricante poderia reduzir significativamente seu plano de amostragem - e cortar significativamente o custo da amostragem, bem como reduzir o tempo de validação para que o produto pudesse chegar ao mercado mais cedo.


Esse profissional identificou, na cadeia de valor, classificou as atividades em: valor agregado (VA), sem valor agregado, mas necessárias (NVA) e atividades que são desperdícios (W). Como mostra a linha de tempo abaixo, com o resumo da cadeia de valor do processo de produção de vacinas.




A economia direta (savings) por meio dos custos de garantia de qualidade foi de R$950.000,00 ao ano, considerando que a empresa lançava vários produtos ao longo do ano. Não foi considerado a antecipação de fluxo de caixa para a empresa devido colocar o produto mais cedo no mercado (que geraria um ganho muito maior).


Conclusão do Caso


Assim como aconteceu nessa empresa, é provável que sua empresa seja repleta de oportunidades de corte de custos com relação a muitos de seus clientes.


O segredo é garantir que as etapas executadas, para cortar custos não prejudiquem seus clientes, ou seja, foque na redução ou eliminação das atividades sem valor agregado e que são necessárias (NVA) e nas atividades sem valor agregador (W).


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